Meu nome é Rosana Tironi Dias

Meu nome é Rosana Tironi Dias

Sou psicóloga, natural de Santa Maria – RS, concluí a graduação em Psicologia no ano de 2017 na Universidade Franciscana (UFN).

A partir do terceiro semestre do curso fui capturada pela psicanálise nas aulas do querido e estimado professor Silvio Iensen, que exerce a difícil tarefa de apresentar o inconsciente aos acadêmicos do curso de psicologia. 

A psicanálise é a linha teórica que condiz com a minha ética, que confio e indico a todos que buscam saúde mental, pois os resultados são inquestionáveis.

Sempre acreditei que somos guiados pelo inconsciente na escolha da linha teórica que cada psicólogo adota, pois somos capturados por algo que, no começo, não sabemos muito bem definir o porquê.

O foco de toda a minha formação foi em clínica psicanalítica, já no quinto semestre do curso iniciei na clínica escola da UFN, em um estágio de avaliação psicológica, fui monitora da clínica e de diversas disciplinas ligadas a psicanálise ao longo do curso. 

A UFN, por ser de formação generalista, colocava como obrigatoriedade a escolha de duas ênfases diferentes a da clínica para realização de estágios, portanto, circulei também nos âmbitos escolar e hospitalar. 

Apesar disso, devido ao concomitante desejo de permanecer ligada à clínica, realizei um concurso da prefeitura da cidade de Santa Maria para estagiário de psicologia e fui aprovada. Sustentei meu desejo e prestei, de forma extracurricular, ao longo de dois, atendimentos clínicos pelo SUS no Ambulatório de Saúde Mental da cidade.

No ano de 2017, após concluir a graduação, sofri um acidente que me impossibilitou de trabalhar durante um ano.

No ano seguinte, retornei as atividades clínicas em consultório particular na cidade de Santa Maria - RS até o ano de 2020, ano o qual senti que precisava de algo a mais, esse algo a mais não encontrei na minha cidade natal.

Portanto, migrei para Porto Alegre – RS em busca de conhecimento de uma maior amplitude teórica da psicanálise.

Deparei-me e enfrentei a vivência da pandemia “logo de cara”, processo nada fácil com a migração dos atendimentos presenciais para os online. 

Porém, responsabilizo-me com a minha escolha de encontro ao meu desejo e não a toa realizei o meu maior sonho: exercer a clínica psicanalítica.

Participei de cursos, palestras, seminários, estudos de caso, vinculados a Ulbra – Santa Maria, Constructo Instituição psicanalítica – Porto Alegre, Vienna Instituição Psicanalítica – Caxias do Sul, Centro Lydia Coriat – Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Psicanálise – Porto Alegre. 

Possuo formação em psicoterapia psicanalítica na renomada Fundação Mário Martins, a qual iniciei no ano de 2022.